Telessaúde e aparelhos auditivos: uma combinação que dá certo
A telessaúde é definida como a promoção de serviços de saúde, seja no tratamento, prevenção, consultas, utilizando recursos tecnológicos de informação [1]. O Conselho Federal de Fonoaudiologia regula desde 2013 a aplicação dessa prática à Fonoaudiologia no Brasil, tendo sofrido modificações amplas em 2020 [2].
Para o usuário de aparelhos auditivos, uma das principais aplicações da teleaudiologia é a de permitir a realização de ajustes no aparelho auditivo sem a necessidade de ir até o consultório de seu profissional da audição, seja por restrições de movimentação ou de acessibilidade à determinadas áreas. Apesar de não substituir uma consulta presencial, o atendimento à distância permite maior conforto auditivo aos pacientes em menor tempo, já que em questão segundos é possível acessar sua sessão de ajustes e regular diversos aspectos do seu aparelho até que a consulta presencial ocorra.
A telessaúde cresceu expressivamente em diversos ramos da saúde após a pandemia de COVID-19, e na audiologia não podia ser diferente. O tema esteve presente na palestra-fórum do 37º Encontro Internacional de Audiologia (EIA), realizado em abril de 2022.
A fonoaudióloga da Starkey, Christiane Gerônimo, participou da palestra e, para ela, a teleaudiologia “pode melhorar de forma significativa a experiência do usuário. Oferece a oportunidade de realizar ajustes e aconselhamentos, a qualquer hora, onde quer que o paciente esteja“. A fonoaudióloga ilustrou ainda um estudo feito pela matriz da Starkey nos EUA. No trabalho, 30 pacientes com perdas auditivas de leve à severa, utilizaram o TeleHear, nosso serviço de telessaúde, e realizaram testagem de audiometria e ajustes à distância.
Os resultados foram comparados a uma audiometria realizada em cabine, além de aspectos subjetivos dos ajustes. Em sua maioria, os resultados dos testes à distância foram muito próximos do exame presencial, sendo que na grande maioria dos casos os ajustes feitos foram classificados como “muito bom” pelos pacientes, considerando a qualidade de som e qualidade da própria voz.
O TeleHear foi fortemente recomendado pelos pacientes, além de se considerado fácil de usar.
Créditos: Starkey
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